Logo
Atendimento (81) 3428-7221

Estamos a disposição

Email para contato

[email protected]

Ação Paramaçônica Juvenil: Educando Jovens para um Futuro Promissor

16/04/2024

Ação Paramaçônica Juvenil (APJ)

A Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) do Grande Oriente do Brasil é uma iniciativa sem fins lucrativos que visa oferecer aos jovens uma educação complementar baseada em valores éticos e cívicos. Celebrada anualmente em 15 de abril, a APJ promove um ambiente de aprendizado enriquecedor e acessível a todos, independentemente de sua situação econômica, honrando a tradição da Primeira República brasileira.

O que é a APJ?

Criada em 1983 e regulamentada pela Constituição Federal no Artigo 137, a APJ funciona sob a égide do Grande Oriente do Brasil e se destina a jovens de 7 a 21 anos. Este programa oferece uma variedade de atividades, incluindo esportes, artes cênicas, e iniciativas de civismo, com o objetivo de desenvolver jovens cientes de seus deveres e direitos enquanto cidadãos.

Educação e Inclusão

A APJ é notável por sua acessibilidade, não exigindo quaisquer taxas ou contribuições monetárias para participação. Esta abordagem garante que todos os jovens interessados tenham a oportunidade de se juntar e se beneficiar das atividades oferecidas, promovendo a inclusão e igualdade de oportunidades.

O Legado da APJ

O legado da APJ vai além da educação; é um compromisso com o futuro. Em um país marcado por desigualdades, a APJ se posiciona como um pilar de esperança, fornecendo um caminho alternativo para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens. Com o apoio de templos maçônicos que oferecem espaços para reuniões e eventos, a APJ cria um ambiente inspirador que promove o respeito mútuo, a integridade e o amor pela pátria.

Conclusão

A Ação Paramaçônica Juvenil não é apenas uma organização; é um movimento que transforma jovens em cidadãos responsáveis e conscientes. Pelo investimento em educação cívica e ética, a APJ contribui significativamente para a construção de uma sociedade brasileira mais justa e equitativa.

______________________________
Marcos de Andrade Filho
Poderoso Grande Secretário Estadual de Educação e Cultura | GOPE | GOB


Emitido em 29/04/2024 18:51