Logo
Atendimento (81) 3428-7221

Estamos a disposição

Email para contato

[email protected]

Eminente Grão-Mestre e Poderosos Secretários Estaduais realizam a Cerimônia de Sagração do Templo e de Regularização da Irmandade e Trabalho nº. 4.818

09/04/2024

Nasce uma Nova Estrela na Constelação da Maçonaria Salgueirense e Pernambucana

Salgueiro-PE | 06 abr 2024

 

No Último Sábado, dia 06 de abril, Reuniu-se a Maçonaria do Sertão Central Pernambuco para a Sessão Magna de Sagração do Templo do Palácio da Maçonaria Salgueirense e Regularização da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Irmandade e Trabalho nº. 4.818, que funcionará sob os auspícios da Federação do Grande Oriente do Brasil e da Jurisdição do Grande Oriente de Pernambuco.

 

A nova Loja nasceu em 05 de Novembro de 2023, e trabalhará sob a égide do Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito praticado por pelo menos 75% das Lojas Maçônicas Brasileiras. A Loja é fruto da ideia e do desenvolvimento do Mestre Maçom Instalado Abdoral Pereira da Silva, Paraibano de Nascimento, mas Salgueirense de Coração, que já conta com mais de 50 Anos de Iniciado na Ordem Maçônica Universal, sendo também Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito. O Irmão Abdoral sonhou com uma nova Loja no seio da Maçonaria Salgueirense e assim sendo, capitaneou a Construção do Palácio, bancando boa parte da obra com recursos próprios. Abdoral contou com a ajuda do Mestre Maçom Instalado Damião Dias para a leiautização do Templo e do também Mestre Maçom Instalado Pedro Henrique para a parte documentacional necessária para a Fundação da Loja de acordo com a Constituição e o Regulamento Geral da Federação do Grande Oriente do Brasil, o Palácio fica Localizado na Rua João Batista Canejo Nº 87, no bairro de Nossa Senhora das Graças, aqui em Salgueiro.

 

Para o Primeiro Venerável Mestre e assim Fundador foi escolhido o Mestre Maçom Instalado Pedro Henrique, nascido na Capital Pernambucana, adotou Salgueiro como sua moradia e foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Salgueirense. Pedro Henrique é também na Maçonaria Filosófica Grau 33 dos Ritos Brasileiro e Adonhiramita, bem como Grau 9 do Rito Moderno e membro de diversas Ordens Maçônicas de Aperfeiçoamento. Pedro Henrique era Deputado Federal Licenciado da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, e foi até Março deste Ano Grande Secretário de Orientação Ritualística para o Rito de York do Grande Oriente de Pernambuco, e renunciou ambos os cargos para assumir o Primeiro Malhete deste Oficina.

 

A Cerimônia contou com a Presença do Eminente Grão Mestre Estadual Geraldo Luciano de Lira Costa, tendo como membros da Comissão os Poderosos Irmãos Wallas Oliveira que atuou como Presidente, José Neto e Antônio Ferreira que atuaram como 1º e 2º Vigilantes da Comissão respectivamente. Além disso registramos a presença de 03 Veneráveis Mestres de Lojas do Grande Oriente do Brasil da Região, de Deputados Federais da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, de Deputados Estaduais da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do Grande Oriente de Pernambuco, de Representante do Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – Paraíba, de Maçons da Grande Loja Maçônica de Pernambuco, de Mestres Maçons e Mestres Instalados, Companheiros e Aprendizes.

 

O Grande Oriente do Brasil é a Obediência Maçônica Primaz do Brasil, fundada em 17 de Junho de 1822, já teve como Grão Mestre Geral os Soberanos Irmãos Imperador do Brasil Dom Pedro I, o Patriarca da Independência José Bonifácio, o Proclamador da República Marechal Deodoro da Fonseca, além de várias figuras importantes para a política e para a história brasileira. O GOB como é conhecido é a maior obediência das Américas, além de possuir tratado com todas as Obediências Regulares do Mundo, e o mais importante com a Grande Loja Unida da Inglaterra, Obediência Maçônica Mãe do Mundo. O GOB é membro fundador e titular da CMI – Confederação Maçônica Interamericana, tendo vários Ex-Grãos Mestres como Presidentes, atualmente ocupa a Cadeira de Grão Mestre Geral o Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva.

Fonte: Salgueiro News


Emitido em 29/04/2024 16:53