Logo
Atendimento (81) 3428-7221

Estamos a disposição

Email para contato

[email protected]

Celebração da Data Magna do Estado de Pernambuco e Dia do Maçom Pernambucano - 06 de Março

06/03/2024

Neste 6 de março, o Grande Oriente de Pernambuco tem a honra de se unir a todos os maçons pernambucanos e ao povo de nosso estado na celebração da Data Magna de Pernambuco, uma data que marca profundamente nossa história e nossa identidade. Instituída pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2017, esta data não apenas relembra o estopim da Revolução Pernambucana de 1817, mas também celebra o Dia do Maçom Pernambucano, reconhecendo o papel significativo que nossos Irmãos tiveram e continuam tendo na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

O Grande Secretário Estadual de Educação e Cultura, Poderoso Irmão Marcos de Andrade Filho lembra que a Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento audacioso que proclamou a independência do Estado, tornando-o uma nação livre por 75 dias, é um testemunho do espírito indomável do povo pernambucano e da influência maçônica em busca de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, ideário que guiou a chamada "Revolução dos Padres" e permanece nos guiando a nós, maçons, ainda hoje. Apesar de sua brevidade, a República deixou um legado inestimável que continua a inspirar gerações.

Neste ano de 2024, o GOPE reafirm sua tradição ao se reunir, nesta quarta-feira, dia 06 de março de 2024, em frente ao Palácio do Campo das Princesas para o desfile cívico, um ato simbólico de nossa contínua dedicação aos ideais maçônicos e ao bem-estar de nossa comunidade. "Este gesto reforça nosso compromisso com os valores que nos unem e com a promoção da paz e do progresso em nosso estado e no mundo", lembra o Poderoso Irmão Secretário, que aproveitou o ensejo da data para reiterar o Convite para o II Encontro de Estudos Maçônicos do GOB:

 

"No próximo dia 09 de março, as lutas do povo pernambucano nas Revoluções de 1817 (Insurreição Pernambucana), 1824 (Confederação do Equador) e 1848 (Praieira) bem como seus revérberos na Maçonaria serão o tema central do II Encontro de Estudos Maçônicos do Grande Oriente do Brasil, que ocorrerá no Recife, às 8h, na Loja Cavaleiros da Cruz, nº 267 (Rua Dr. José Mariano, nº. 238. Boa Vista, Recife-PE), e esta Grande Secretaria estimula vivazmente que os irmãos do nosso estado participem desse evento de profundo crescimento Educativo e Cultural"

 

O GOPE convida todos os Irmãos a participarem das cerimônias de celebração das lutas e vitórias dos heróis e heroínas pernambucanos, muitos quais, anonimamente, entregaram suas vidas para que, hoje, pudéssemos, abertamente, assumir um compromisso com a democracia, a liberdade e a justiça social.

 


Grande Secratria Estadual de Comunicação e Informática | GOPE | GOB


Emitido em 27/04/2024 04:31