Cavalaria

templários   cruz_malta

Graças ao tratado de reconhecimento firmado entre a grande loja da Inglaterra e o grande oriente do Brasil, foi transmita ao GOB a tradição da Santa Ordem do Arco Real, Cavaleiros Templários e Cavaleiros de Malta. Numa reunião especial realizado no Templo Nobre do GOB, todos os Grãos-Mestres foram indicados num único dia nesses três Ordens.

      A Suprema Ordem do Arco Real representa o coração da Maçonaria Inglesa e se destina à formação dos Mestres Maçons. Os Cavaleiros Templários e os Cavaleiros de Malta foram as principais Ordens de Cavalaria Medieval inspiradas pela Grande Fraternidade Branca e que tiveram um papel preponderante no desenvolvimento da civilização do Ocidente Cristão. O repositório do antigo conhecimento, mantido pelos altos indicados dessas Ordens, constitui uma grande benção para o ser do homem e auxiliará no desabrochar da consciência e no despertar espiritual.

      Entendimento entre o Eminente Grão-Mestre, Marcelo Sobral e o Soberano Grão-Mestre Geral, Ir Laelso Rodrigues resultou na instalação desta três Ordens em Pernambuco. A exaltação ao Arco Real e a sagração nos Cavaleiros Templários e nos Cavaleiros de Malta aconteceu também num único dia, no Oriente de Caruaru, no Templo da ARLS dever e Humanidade Nº 0860. Neste dia memorável, com a presença do Soberano Ir Laelso Rodrigues, do Sapientíssimo Ir Marcos Jose da Silva de cinco irmãos ingleses e de vários Grãos-Mestres Estaduais do GOB e do Irmão Túlio, Gr.Sec. Rell.Ext., 325 irmãos (trezentos e vinte e cinco) foram iniciados e sagrados cavaleiros e, assim, estabelecida no coração do Grande Oriente de Pernambuco a Cavalaria Espiritual do Cristo.

      Este grande evento marcou a historia do Grande Oriente de Pernambuco porque fomos exaltados e sagrados nos ensinamento arcanos que, ao longo do tempo, foram transmitidos à elite da humanidade. Durante a Idade Média, somente a realeza e a nobreza penetraram nos Círculos Internos da Ordem do Templo e da Ordem de Malta.

      Como foi estabelecido, um Soberano Grande Capitulo do Arco Real e um Grande Priorado das Ordens Unidas, Militares, Religiosas e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta dos Maços do Grande Oriente do Brasil ,os dirigentes das mesmas são no âmbito do GOB, o Grão-Mestre Geral e no GOPE o Eminente Grão-Mestre. Em Pernambuco, foram instalados e sagrados, conforme os antigos ritos, um Grande Capitulo Estadual, seis Capítulos regionais e seis Preceptórios das referidas Ordens.